-
Arquitetos: Archikubik
- Área: 23680 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Adrià Goula
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto deste novo estacionamento se situa em pleno centro de Montpellier e faz parte do projeto de extensão do centro urbano. Situado no coração da paisagem ferroviária, completará a "multimodalidade" do pólo permutador da estação.
A criação de uma rua suspensa, que funciona como espinha dorsal do edifício e prolongação do espaço público servirá para a reativação das relações entre os usuários do estacionamento e os habitantes do bairro, um lugar de coesão social.
Este espaço ilustra perfeitamente o conceito de espaço privado participativo, o qual favorece encontros e apropriação comum de espaços privados, como continuação natural da dinâmica do espaço público.
Este edifício tem a capacidade de ir além do programa proposto inicialmente e se transforma num edifício relacional que atua sobre seu entorno. É um elemento de conexão urbana que permite criar uma união entre o bairro da estação situado ao leste e as vias ferroviárias, que atualmente encontram-se conectadas ao resto do setor somente por uma ponte.
O projeto contém em seu "DNA" um potencial evolutivo e de mutabilidade que permitirá acolher diferentes tipos de usos caso seja necessário. Em resumo, o edifício integra o vetor tempo na arquitetura.
A utilização de um material cerâmico perene, associado a uma aplicação inovadora, como um tecido cerâmico, nos permite incorporar ao projeto uma qualidade urbana e aproximar o edifício a uma escala mais acolhedora, o convertendo num edifício organoléptico que vibrará com a passagem dos trens e do vento.